Conheça a história da Natália, 33, que luta contra um câncer de mama

Dentro de todas as matérias informativas que publicamos do #outubrorosa, mês de prevenção ao câncer de mama, nós conhecemos a Natalia Camargo, empresária, que aos 30 anos descobriu um caroço estranho durante o autoexame. Como para qualquer pessoa, a descoberta pareceu uma sentença de morte. Aí com a ajuda de especialistas ela não desistiu e está aqui contando a sua história

Qual foi a sua reação quando você recebeu o diagnóstico de câncer de mama?

Inicialmente achei que estava recebendo uma sentença de morte, tenho uma filha de apenas 2 anos e 10 meses e a primeira coisa que disse ao meu mastologista foi:  meu deus nem tive tempo com a minha filha! Depois vem a fase de questionamento porquê Deus, comigo? Nunca fiz mal a ninguém! Em seguida vem a fase mais decisiva e importante, encarar a doença e dar segmento no tratamento pra cura.

Como está sendo o período de tratamento?

Com o descobrimento do nódulo fiz todos os exames necessários para iniciar o tratamento. Com os resultados, em conversa com meu mastologista optamos por fazer a cirurgia primeiro (fiz a mastectomia bilateral). Preferi eliminar qualquer chance de ter câncer na mama direita no futuro. Após me recuperar da cirurgia iniciamos as sessões de quimioterapia, sessões brancas e sessões vermelhas (que são referências as cores do medicamento aplicado). Hoje estou a três sessões para o fim do meu tratamento.

Quais foram suas maiores dificuldades

A cirurgia foi o mais difícil pra mim, pois os 4 primeiros dias senti muitas dores, mas em relação as quimioterapias até agora me senti muito bem. Pouquíssimos sintomas pós quimioterapia. Dou graças a Deus por me ajudar a passar por esse caminho da maneira mais fácil possível. As pessoas que descobriram que eu estava com câncer, ficam surpresas de me ver tão bem e tão forte (esse é o ponto positivo dessa doença, você se descobre mulher forte, guerreira, de fé)

E medos?

Os medos vão diminuindo à medida que o tratamento vai evoluindo e a doença regredindo, mas claro que o medo de ficar careca é muito grande, apesar de saber que cabelo nasce e que de tudo o que você está passando, o seu cabelo é o que menos importa. A vaidade ainda sim se faz importante, mas depois você já está tão forte que já começa a pensar: me descobri tão forte até aqui, que se meu cabelo cair algo que eu tanto temia talvez eu não sofra tanto quanto eu pensava. Meu cabelo ainda não caiu, mas se cair, temos muitas opções pra driblar isso como perucas, lenços, bandanas, enfim o que te fizer se sentir bem é o que importa, porque o cabelo cai, mas vai nascer e muito mais forte.

O que você mudou em relação aos cuidados com sua saúde?

A alimentação. Passei a me olhar mais e sentir o que meu corpo está me dizendo. Por muitas vezes, sentimos algo diferente e não damos importância ou nos auto medicamos e as coisas não são assim. Se tivesse deixado pra lá esse nódulo talvez hoje meu caso fosse muito pior, meu tratamento seria muito mais agressivo. Por isso falo para todos que me conhecem quando sentir algo de diferente no seu corpo, procure um médico, não deixe pra depois. E quando sair par ambientes fechados use mascaras, elas te protegerão quando sua imunidade estiver baixa. Hoje temos a opção de fazer mascaras personalizadas, eu pedi para fazer várias de tecidos estampados, ficam super descoladas.

O que você daria de recomendação para as mulheres?

Eu achava que o câncer de mama não me atingiria, mas ele veio nos meus 33 anos, e ele pode surgir em idades bem mais jovens que a minha. Não se apegue a pensar que ele só vai chegar depois dos 40, mesmo que a mamografia só seja a partir dos 40, faça o autoexame, sinta os sinais que seu corpo está te passando, faça exames periódicos, consulte seu médico, não se auto medique. Só você pode se ajudar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: