Hora de procurar estágio. Confira as dicas que separamos para vocês!

Com o final do ano é um bom momento para começar a considerar um estágio ou trainee e tentar conseguir uma vaga.

O estágio é diferenciado de um emprego propriamente dito, com legislação específica que se adequa à realidade de um estudante. No entanto, ao tratar o seu cargo de estagiário como se fosse um cargo efetivo na empresa, você mostrará seriedade e comprometimento aos seus supervisores.

A professora Mylene Resende, coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniJÁ destacou algumas dicas para quem vai procurar estágio seja agora ou começo do ano.

Prepare e atualize o seu currículo

Um currículo com boa apresentação, informações relevantes e atualizadas é obrigatório para pleitear qualquer boa vaga de estágio. Mesmo que você não possua larga experiência profissional (o que é normalmente o caso para estudantes), valorize aspectos da sua formação e atividades que você realizou que possuam conexão com a vaga pretendida.

Acerte o português

Currículos com erros de português são automaticamente descartados. E no ensino superior, esse tipo de erro vai te eliminar do processo seletivo sim! Se você fizer seu currículo no word já é possível fazer a correção ali mesmo. Na dúvida, consulte sempre um dicionário.

Defina o foco

Conheça quais são suas qualidades e valorize suas competências que elas te ajudarão na hora de conseguir o estágio

Procure sua Instituição o setor que oferece as vagas

Vagas de estágio, normalmente, são repassadas pelas empresas diretamente para divulgação pelas próprias instituições de ensino. Aqui na UniJÁ temos o www.napratica.trabalhando.com.br que divulga para os alunos as vagas de estágio disponíveis

Consulte seus professores

Eles têm contatos valiosos que serão de grande auxílio. Caso o seu estágio seja curricular ou obrigatório, conte com o apoio de seu orientador.

Esteja sempre de olho nos agregadores de vagas

Sites de emprego que também e aplicativos também tem ofertas de estágio – As diversas secretarias e órgãos governamentais, geralmente, oferecem vagas para que estagiários possam desempenhar suas funções e costumam manter suas políticas próprias de distribuição de vagas. Pesquise nos canais institucionais de seu Estado na internet sobre essas possibilidades.

Conseguiu estágio!

Receba de forma positiva os aprendizados, as novas atividades e os feedbacks. Não se atenha àquilo que lhe é designado, apenas, seja proativo, mostre interesse por aprender e ajudar. As empresas buscam pessoas que pensam como os donos, que buscam a evolução da empresa. Quando receber feedbacks positivos, invista naquilo que você fez bem; quando receber negativos, avalie, repense e conserte o que for preciso.

Além de aceitar as atribuições delegadas, é importante que você saiba se voluntariar e oferecer os pontos fortes do seu perfil para ajudar em outras questões. Reconheça o momento como oportunidade de aprendizado, ouvindo empregados mais experientes e recebendo auxílio destes.

   

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: