Como descobrir a nota de um curso EAD?

Cursos EAD não faltam e, hoje em dia, estão espalhados por todo país, cada um no seu padrão e que atende a todos os alunos. Mas aí fica a dúvida, como eu vou escolher o melhor curso EAD?

Nossa sugestão é que você comece analisando os principais diferenciais que a Universidade pode te oferecer no curso. Aqui na UniJÁ e temos os encontros presenciais com tutor em sala de aula, desenvolvendo Projetos que tem significado na vida do aluno e essencialmente PRÁTICA.

Outra coisa indispensável é o Diploma do Ensino a Distância possui a mesma validade do Diploma do Ensino Presencial e, nós utilizamos de Metodologias Ativas de Ensino: as mesmas utilizadas em universidades internacionais como Harvard e Stanford.

A UniJÁ tem nota 5 no MEC, o que garante o padrão e a excelência dos nossos cursos, que refletem no aprendizado do aluno. Isso significa que todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC de acordo com a Resolução de Autorização CONSU nº 05, de 23/10/2017.

Para colaborar com os estudantes o site

preparou um informativo para que quando você for procurar por seu curso a distância você possa descobrir a nota real dele no MEC. Confira.

Como descobrir a nota de um curso EAD?

Além de aplicar os conceitos CI e IGC para as instituições como um todo, o MEC também avalia cada um dos cursos presenciais e a distância de nível superior. Por isso, ao escolher sua faculdade EAD, é importante consultar a nota do curso perante o MEC, e não apenas o conceito geral da faculdade.

O MEC avalia os cursos a distância (assim como os presenciais) usando três critérios:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores,  a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.

Todas as avaliações feitas pelo MEC são informações públicas e disponíveis via internet. Se você quiser saber a nota de qualquer curso superior, faça o seguinte:

  • Acesse o site do e-mec.
  • Clique em “Consulta Avançada”.
  • No campo “Buscar por”, clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso.
  • Na aba UF, selecione o seu Estado.
  • Selecione a modalidade “A distância”.
  • Digite os caracteres (letras e números) apresentados no campo correspondente.
  • Clique no botão “Pesquisar”. A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Você verá uma lista com todos os cursos que se encaixam nas características que você pesquisou, bem como a situação do curso perante o MEC e as notas nas avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço ( – ), pode significa que aquele curso ainda não foi avaliado pelo MEC.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: